VOCABULÁRIO

 

 GARÇOM= Significa empregado de mesa. São os funcionários que trabalham em restaurantes, festas ou bares, servindo comida e bebida aos clientes. Sua renda não vem só através de seu salário como também através das gorjetas e/ou 10% da conta.

 

CUMIM= Ajudante de garçom; aquele que auxilia o garçom, ou maitrê, antes e depois de por a mesa.

 

MAITRE= é uma palavra de origem francesa que originalmente significa “chefe”. Em português é o nome dado ao responsável por agendar os clientes em restaurantes, coordenar quem vai servir qual mesa – garantindo máxima eficiência no atendimento – e lidar com as reclamações dos clientes.

 

 PRAÇA=  Aréa do salão onde cada garçom é responsável em servir. A maioria dos restaurantes são divididos por praça e cada garçom tem as suas mesas de atendimento.

 

MISE IN PLACE = Preparação antecipada para o serviço, inclui limpeza de utencílios, arrumação do salão, dos equipamentos, etc.

 

PANO DE SERVIÇO=Usado debaixo da travessa para proteger as mão contra queimaduras. Quando não estiver em uso, não se deve ficar com o pano amassado nas mãos, debaixo do braço ou dobrado sobre o antebraço esquerdo. Deve ser dobrado na hora em que o garçom for atender o cliente para que não caia pelos lados e toque o prato. Também usado para auxiliar no serviço de vinho, espumantes, champagne e similares.

 

GUÉRIDON= (mesa auxiliar) para auxiliar o serviço à inglesa indireto ou para apoio do serviço de bebidas.

 

APARADORES=destinados para a guarda de talheres, roupas e outros utensíliosnecessários para o decurso da refeição.

 

COMANDA= Formulário impresso  de anotação de pedido do cliente feita pelo garçom.

 

SERVIÇO DE ROOM-SERVICE = Room-Service significa serviço de quarto, em português, e é um serviço disponível em muitos hotéis. O room service é o momento onde os hóspedes fazem diversos tipos de pedidos para o hotel, e o pedido é entregue diretamente em seu quarto.No serviço de room service, os indivíduos não precisam se deslocar até um restaurante para se alimentarem, hotéis e motéis disponibilizam o serviço tanto para café da manhã, almoço, janta e lanches.Além da alimentação, o room service também possui outros serviços, como entrega de produtos de higiene, serviços de lavanderia e etc. Atualmente o room service também têm outra nomenclatura, que é o guest service, que significa serviço para os hóspedes, em português, ou seja, além dos pedidos para o quarto, também conta com informações, solicitações, pedidos e etc.

 

RÉCHAUD: é uma espécie de fogareiro de metal, em prata ou inox, usado para manter a comida quente num buffet, para flambar sobremesas ou até preparar pratos ligeiros, como um fondue.