Servir prosecco/ espumante corretamente

 VOCÊ SABE LHE DAR COM AS TAÇAS FLUTE? 

CF01

Bandeja própria para servir taça do tipo flute. Bem dificil de achar no mercado, mas existe!

 
 
 
 

Todo garçom sabe ou pelo menos deveria saber, que o serviço de garçom de festas e eventos diferencia-se muito do serviço de hotel e restaurante. Em ambos serviços, não deveríamos servir as taças flute na bandeja convencional, pois sua base é muito estreita e pode acontecer acidentes. Além de serem caras demais, é muito constrangedor e nada profissional, deixar os copos cairem no chão ou molhar os convidados, isso quando não acontece algo mais grave como cortes ocasionado pelos vidros quebrados. Qualquer inclinadinha com a bandeja e lá se vai os copos no chão, tem que ser muito ninja ou malabarista para não derrubar as taças num salão cheio de convidados. NÃO ACREDITA EM MIM? VEJA O VIDEO ABAIXO!

Modo correto para segurar taças de base muito estreita.

 
 
 

 COMO SERVIR = Quando servimos champanhe, prosecco ou espumante em uma festa ou um evento, devemos segurar com a mão direita a garrafa (pelo fundo) e na mão esquerda, colocamos as taças flute entre os dedos (cabe 4 ou 5, depende da experiência de cada garçom) , isso quando não se tem a bandeja apropriada. Não esqueça de envolver a garrafa com um guardanapo de serviço quando retirá-la do gelo, para que não molhe os convidados.

O video abaixo mostrará um acidente real envolvendo as taças flute. Aconteceu com o garçom chileno Luis Alexandro Rubio Bernales (o Alex do Jô) derrubando as taças em Lilian Witte Fibe. Foi um erro que poderia ser evitado facilmente. Pelo visto o garçom do Jô não seguiu as minhas dicas.

0,,69755806,00               

Assista o video abaixo e confira.

 

 

Qual a função da taça flute?

8034696-champagne-flutes-and-ice-bucket

 

Flute é um tipo de taça com cabo alto e bojo comprido e estreito, especialmente desenvolvida para o serviço de Champagne e espumantes em geral. Sua principal finalidade é preservar o gás carbônico presente nestas bebidas o máximo de tempo possível, garantindo a persistência do perlage.

A flute veio para substituir a taça aberta, típica para servir a champagne do século XVIII até os anos 70. A taça aberta não é ideal para o champagne, pois abriga pouca quantidade, facilita a dissipação das borbulhas e permite que a bebida esquente facilmente pelo contato com as mãos de quem o bebe.